30 de outubro de 2007

SALÃO DO TURISMO

Em um dia em que algumas emoções vieram à flor da pele (26/10), decidi dar uma olhada no Salão do Turismo de Montreal. Esse tipo de evento exerce um fascínio muito grande em mim. Em São Paulo sempre procurei ir àquele que acontece em julho, no Expo Center Norte. Tem apresentações folclóricas e culturais? Estou dentro.(Pôster de "uma das sete maravilhas do mundo moderno")

Logo na entrada uma reprodução de uma área de raio-x de aeroporto. Sim, eu apitei no detector. Isso já está virando regra, não?
Dei a volta ao mundo em poucas horas. Vietnam, Egito, Tunísia, Tansânia, Marrocos, México, Filipinas, etc. Ah... e o Brasil. Que vergonha. Um estandezinho mixuruca pelo qual vc certamente passaria direto. Enquanto outros países reproduziram sua arte (como o Egito),
distribuíram comida (como o Peru), usaram e abusaram da iluminação (caso do México) ou mesmo reproduziram uma Torre Eiffel de pano, o nosso querido Brasil varonil colocou umas três fotos e distribuiu uns quatro tipos defolhetos. Um deles era o mesmo que foi distribuído no ano passado, na Feira do Turismo de São Paulo. Além disso, um pôster fazendo propaganda da TAM. Me recusei a acreditar que um país com tanto potencial turístico pudesse fazer esse papelão, ou melhor, papelzinho mesmo.Depois de visitar todos os estandes, assisti às apresentações de música e dança típicas de El Salvador, Argelia, Polônia e China. Até ouvir um batuque lá no fundo do salão. Músicos colombianos atraíram uma porção de gente com sua percussão, chocalhos e muito agito. Brasil? Nada... (Argélia)
(El Salvador)
(Polônia)

(Clique para assistir às apresentações chinesa e colombiana)

Resolvi voltar ao estande brasileiro e perguntar por que não havia nada do Brasil. “A Embratur resolveu de última hora participar desse evento”, me disse o expositor. Certas coisas não mudam. Que o Brasil passe vergonha com a saúde, com a violência, com a corrupção.... Mas não com o turismo! Isso é inaceitável! Simplesmente inaceitável! Parece que a nossa querida Marta está eternamente “relaxando e gozando”. Gozando da nossa cara, isso sim. Essa imbecil deveria desaparecer do mapa, juntamente com o Lula, que também não faz nada.
Além disso, outra coisa inexplicável: a TAM vende (só aqui no Canadá) bilhetes múltiplos para serem usados em vôos domésticos brasileiros a um preço bem mais em conta. Por que não fazem isso no Brasil, para incentivar o turismo nacional? Não tem muito mais lógica gastar dinheiro dentro do próprio país? Bem, perguntem à ANAC.
Essa é a Embratur. Fazendo feio dentro e fora do país. Parabéns!

Um beijo! Inté!

1 Comments:

Blogger Cristina Gaeta said...

Inacreditável... como pode né? Engraçado que na cerimonia da FIFA a Marta estava.. toda elegante.. contente.. feliz... como se fizesse um trabalho ótimo, ridícula... realmente ela está "relaxando e gozando".... e aproveitando o assunto.. vc viu que o Brasil será sede da copa do mundo de 2014???
E as fotos estão lindas!
bjão

31 outubro, 2007 08:41  

Postar um comentário

Comentarios anonimos nao serao aceitos. Obrigada! :)

<< Home