15 de fevereiro de 2007

CURITIBA

Olá!
Quer uma dica de uma boa cidade para visitar? Curitiba.
Para quem vai de São Paulo a paciência e a destreza devem ser grandes ao enfrentar a estrada da morte, também conhecida como Rod. Régis Bitencourt. Umas das piores estradas que já peguei! Intermináveis curvas e buracos por toda a parte. Algo insuportável, principalmente para alguém que saiu do trabalho de madrugada e foi direto para lá.

Rali à parte, vamos falar das coisas boas...
Demos sorte de pegar um final de semana com muito sol e ao chegar à cidade nos deparamos com muita limpeza. Por questão de costume – ou falta de – ficamos tremendamente confusos no trânsito de lá. Dificilmente uma rua segue reta por muito tempo e os retornos são complicados. Mas, como disse, deve ser uma questão de costume. Os pontos turísticos estão bem sinalizados. Seguindo as placas chega-se facilmente aos lugares. Mas não se preocupe, se perder em Curitiba é normal.

Sugiro pelo menos uns três dias (inteiros) para conhecer bem a cidade, mas posso dizer que com, praticamente, um dia e meio conseguimos ver bastante coisa. Começamos com a tarefa de achar um lugar barato para ficar. Acabamos em um hotelzinho bem simples no centro. Mochilas despejadas e turistas “almoçados”, hora de conhecer finalmente a cidade. Há uma linha de ônibus (“jardineira”) que faz a cidade toda e dá direito a três descidas, mas o preço não valeu a pena: R$ 15,00. Usamos o roteiro deles e fomos de carro mesmo. Centro, Praça do Japão, Bosque Alemão, Ópera de Arame, Museu Oscar Niemeyer, Jardim Botânico (lindíssimo), Rua 24 Horas (que já deve ter sido bem melhor) e Santa Felicidade (bairro cheio de restaurantes) foram os pontos visitados no primeiro dia.
No dia seguinte fomos de carro até Vila Velha, onde encontram-se os Arenitos, pedras esculpidas pela ação dos ventos. Vcs se lembram daquela foto da Pedra da Taça que vinha em todos os livros de geografia na escola? Então... essa mesmo. Muito interessante. Na volta ainda visitamos o centro histórico de Curitiba, passamos em frente ao Memorial Árabe e ao Passeio Público.
Meio corrido, eu sei. Mas tendo em vista o pouco tempo, conseguimos fazer milagre.

Se tiverem curiosidade, visitem esses sites:
http://www.curitiba.pr.gov.br/Cidade.aspx?url=/Cidade/hist_fundacao.htm
http://www.guiacuritiba.com.br/turismo/index.php


MAIS FOTOLOS LÁ NO FOTOLOG:
http://ubbibr.fotolog.com/robertapedra

Inté!

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Yesssss... meu próximo roteiro de férias, que demais.
Ah, não adianta... o Sul é a minha maior paixão depois da nossa cinzenta, chuvosa e incomparável metrópole.
Então meu, preciso mesmo pegar com vc o nome deste hotel que vc ficou, e dicas de passeios tb!
Eu vou aproveitar mais... provavelmente ficarei uma semana.
Bom, vamos ver como as coisas seguirão até junho quando eu ganho mais uma folga de meio mês!

Um pouco da limpeza sulista podia ser plantada na cabeça dos invasores que transformaram nossa SP numa imundície né?
=/
q lástima!

bom, é isso.
virei mais agora, retomei a motivação.

bjo!

15 fevereiro, 2007 14:35  

Postar um comentário

Comentarios anonimos nao serao aceitos. Obrigada! :)

<< Home