15 de março de 2011

AINDA E DIFICIL DE ACREDITAR

Ola a todos!

Eu tinha muita coisa para escrever aqui hoje, mas devo dizer que minha mente nao consegue se desvencilhar de um unico assunto: Japao.

Essas catastrofes sempre nos comovem, mas quando vc ja esteve no lugar, a coisa e bem diferente. Nao tenho absolutamente nenhuma ligacao familiar com o Japao, apesar de muita gente achar que sou decendente por causa dos meus olhos. Smile with tongue out

No ano passado a Delta nos deu duas passagens que poderiam ser usadas para ir a qualquer lugar em que a companhia tivesse uma rota. Ja que meus beneficios nao vao durar muito decidi ir o mais longe possivel. E de preferencia a um lugar que meu dinheiro nao poderia bancar (por enquanto – sejamos otimistas). E assim fui parar no Japao e na Australia.

Confesso que nunca tive muita vontade de ir para o Japao, mas voltei de la com a cabeca mudada. O pais e o povo me surpreenderam tanto que criei um carinho imenso por todos eles. Fui tao bem acolhida naquele lugar que fica dificil esquecer os 8 dias em que la estive. Quero muito escrever sobre essa viagem, mas nao em um momento tao triste como esse. Crying face

(Para ver as fotos no tamanho original, clique sobre elas)

Portao Hozo-Mon no Templo Senso-Ji - Asakusa - Toquio

De qualquer forma digo que uma das coisas que me chamaram a atencao por la foi o preparo que eles tem com relacao a terremotos. Me lembro que, quando entrei no meu quarto de hotel, vi algo preto preso a parede. Parecia uma caneta grande e, quando puxei, ela acendeu. Era uma lanterna que fica ligada constantemente e so apaga quando presa a parede de novo.

Oak Hotel - Toquio

Naquele momento pensei em terremoto. Nao vou dizer que fiquei 100% relaxada enquanto estive la. Sempre pensava nessa possibilidade e isso me deixou “de antenas ligadas”.

Em qualquer estabelecimento ha uma especie de sirene para o caso de um terremoto. Pode ser ate a mais simples lanchonete.

Estacao de metro em Toquio

Lanchonete da rede japonesa Mos em Toquio

Todos sao treinados desde crianca nas escolas e sabem como agir em uma situacao dessas. As saidas de emergencia nos predios sao incrivelmente sinalizadas. E nas estacoes de metro e trem eles colocaram adesivos fosforescentes no chao indicando a saida. Tudo espetacularmente organizado.

Estacao de metro em Toquio

Um dia estava na regiao de Shidome e quando sai do metro cai em uma especie de subterraneo (bem parecido com o de Montreal). Comecei a entrar em panico quando nao conseguia absolutamente sair do lugar. Por mais que andasse de um lado para o outro, acabava saindo em uma praca de alimentacao ou dentro de um predio comercial. Nao havia nenhuma placa de saida em ingles naquele lugar (uma das minhas maiores dificuldades). So japones.

Estacao de metro na regiao de Shidome -  Toquio

Nesse momento pensei “Se acontece um terremoto agora estou frita. Morro aqui dentro”. Finalmente consegui sair e fiquei espantada em ver como o instinto de sobrevivencia do ser humano e maravilhoso. Passei a observar e comparar as placas em japones e ingles e descobri qual era o simbolo japones para saida. De la em diante nao me perdi mais. O ser humano e fantastico, nao?

Como disse antes, vou escrever sobre essa – e outras – viagens mais adiante. No momento so estou torcendo para que todos la consigam superar tudo isso da melhor forma.

Enquanto isso, se vc quiser ter uma amostra, confira um video que fiz sobre o Japao para concorrer a uma vaga de emprego aqui.

Sem narracao:

E com narracao em ingles:

E, antes de me despedir, gostaria de dizer que tem novidade aqui no blog. Se vc nao reparou, agora temos radio! Escolha entre os 3 estilos (Pop Rock, New Wave e Baroque). Depois clique em “change station” para escolher entre as estacoes disponiveis em cada categoria. Entao e so curtir. Espero que tenham gostado.

Um forte abraco a todos. Inte!

1 Comments:

Anonymous Júlio said...

Muito legal o "Online Radio Player", você que fez a seleção das estações? Como você deve ter adivinhado, o meu favorito foi o "baroque".
O Japão deve ser mesmo um lugar incrível. Eu, pessoalmente, tenho muita admiração pelos Japoneses. Um povo que superou o ataque de duas bombas atômicas (aliás, o único país do mundo que sofreu com um ataque nuclear) certamente vai superar mais essa.
E quanto ao emprego? Eles deram ao menos uma satisfação?
Forte abraço!

19 março, 2011 06:19  

Postar um comentário

Comentarios anonimos nao serao aceitos. Obrigada! :)

<< Home