7 de março de 2011

YOGA

Lembro-me de quando tinha uns 15 anos e minha mae me chamou para assistir e participar de uma aula de Yoga dela.

A ideia nao me atraiu muito. Como todo bom adolescente eu achava que so podia ser coisa de velho. Que nada!

Fiz a primeira aula e, no final, ja estava me inscrevendo para o curso. Pratiquei por um bom tempo a Hatha Yoga sem muitas dificuldades. So os exercicios de equilibrio e que me tiravam do serio. Eu me sentia uma pateta. Mas tudo que exigia torcer e dobrar a coluna de uma lado para o outro era tranquilo. Eu adorava.

Um dia levei um belo tombo na calcada (saindo da aula de Yoga, diga-se de passagem) e estourei meu joelho. Tive que ficar de molho por um tempo. E logo depois entrei na faculdade. Pronto. Tive que parar.

Apos algum tempo voltei a ter aulas e, por algum motivo que nao me vem a mente agora, parei mais uma vez.

Anos depois resolvi praticar em casa mesmo, seguindo o livro “IOGA: O programa de 28 dias”, de Richard Hittleman.

Ioga - O Programa de 28 Dias

Como o titulo diz, ele segue um programa de 28 dias para que se aprendam todos os exercicios. Depois disso vem as repeticoes e o aperfeicoamento daquilo que foi aprendido.

E entao... Parei de novo.

Mas agora estou tentando estabelecer uma rotina mais saudavel. Estou indo dormir e levantando mais cedo (o que esta ajudando um pouco na minha insonia). Comecei mais um regime e, sim, voltei a fazer Yoga.

Na ultima vez em que estive no Brasil resolvi trazer o livro para ca e, desde janeiro, venho praticando diariamente, de segunda a sexta.

No comeco estava muito enferrujada e isso me frustrou muito. Mas ao final dos 28 dias ja havia recuperado a minha elasticidade. Minha coluna continua a mesma de 15 anos atras. Ueba!

Alem disso, estou tambem fazendo um pouco de musculacao. Ja estava bem na hora de tomar vergonha na cara, ne?

Entao, para aqueles que buscam um tipo de exercicio mais tranquilo (nao que seja facil) e eficaz, facam Yoga!

Um beijo a todos. Inte!

P.S.: Tenho mais filmes para comentar, mas deixo para um proximo post.

1 Comments:

Anonymous Júlio said...

Não sabia que você tinha levado um tombo tão feio. É por isso que seus joelhos sempre doem.
Legal saber que você anda fazendo atividade física. É sempre bom manter o corpo em movimento.
Sei que Yoga é uma atividade ótima para o corpo. Fora isso não entendo mais nada de Yoga. Acho que meu estilo está mais para o Tai Chi.
Forte abraço!

13 março, 2011 22:03  

Postar um comentário

Comentarios anonimos nao serao aceitos. Obrigada! :)

<< Home