15 de fevereiro de 2010

BAIRRISMO ESTUPIDO

When in Rome….
Como diz a expressao em ingles: “Em Roma, aja como os romanos”.

Muita gente acha que a vida de um imigrante gira apenas em torno de achar um emprego e sobreviver. Na verdade vai muito alem disso e eu diria que um dos fatores que mais exige paciencia e jogo de cintura e a cultura. Adaptar-se a uma cultura não e facil. E isso fica mil vezes mais dificil quando se mora em uma provincia extremamente separatista.

Quando resolvi sair do Brasil, tinha em mente morar em Toronto. Mas a vida as vezes segue outros caminhos e aqui estou eu, em Montreal. Há dois anos e meio na Paris da America do Norte.
Não quero cuspir no prato que como e acho Montreal realmente uma cidade adoravel. Mas o separatismo entre canadenses ingleses e franceses e, na minha opiniao, extremista.

Entendo e respeito um povo que quer proteger a lingua. Tambem ficaria muito brava se de repente quisessem impor o ingles (ou qualquer outra lingua) no Brasil. Eu defenderia o portugues com unhas e dentes.

O fato e que o Canada e um pais oficialmente bilingue, mas a provincia do Quebec – e principalmente Montreal – não quer aceitar isso.
Há uma semana um leitor do jornal “Metro” escreveu uma carta muito interessante e pertinente criticando o fato de que o metro de uma cidade “cosmopolita, cheia de turistas e estudantes de outros paises” como Montreal anuncie seus atrasos e outros incidentes (isso tem acontecido alem do normal nas ultimas semanas) apenas em frances. Ele foi muito justo em seu comentario. Não quis simplesmente matar a lingua francesa ou mesmo impor o ingles. Mas, segundo ele, não e correto que pessoas que não falem frances sejam privadas desse tipo de informacao. Fiquei contente e aliviada em ver que não sou a única a pensar dessa forma.

Mas o que me surpreendeu foi o efeito que uma simples carta causou. Já no dia seguinte foam publicadas tres cartas em resposta ao que, entao, não era nenhuma polemica. E todas as tres criticando agressivamente a ideia de se fazer um simples anuncio tambem em ingles.
Alguns mencionaram ate leis e chegaram a dizer: “Se vc vem a um lugar que fale frances e não quer falar a lingua, fique onde esta!” Que fique bem claro que essas foram mesmo as palavras usadas.

Uma pena ver que um povo se importa (e defende) mais uma lingua que o proprio ser humano. Gostaria de saber como esses separatistas fazem em suas viagens de férias a lugares que falem outras linguas que não o frances.

Uma pena estar em um lugar que se diz primeiro mundo e se ver rodeado de mentes atrasadas de outro seculo.

Não estou dizendo para acabar com o frances. Como disse no comeco do post, a gente faz escolhas e temos que arcar com as consequencias (EU sou o peixe fora d'agua). Mas um pouco de civilidade não faz mal a ninguem.

Um forte abraco a todos. Inte!

1 Comments:

Blogger Unknown said...

Oi Roberta
Episódios como esse me fazem refletir seriamente sobre minha condição humana...
Se ser humano é isso, então acho que devo pertencer a outra espécie...
(vixi, nessa eu viajei...rsrsrsrs)
Forte abraço!

19 fevereiro, 2010 18:15  

Postar um comentário

Comentarios anonimos nao serao aceitos. Obrigada! :)

<< Home